Na correria do dia-a-dia, acabamos nos rendendo ao ritmo e desprezamos os cuidados que deveríamos tomar com nossa alimentação e saúde. Nossa alimentação deve ser equilibrada e variada para contribuir com uma vida saudável. Portanto, ela deve ser composta por alimentos que contenham todos os nutrientes necessários para cada indivíduo. Em situações especiais, recorrer a suplementos nutricionais pode ser uma alternativa.







segunda-feira, 18 de abril de 2011

RESPOSTAS HORMONAIS AO EXERCÍCIO

Durante o exercício, várias alterações hormonais acontecem: redução dos níveis de insulina, produção e liberação de glucagon, cortisol, testosterona e hormônio de crescimento. O hormônio de crescimento aumenta no sangue durante o exercício.

A DIETA E A PERDA DO TECIDO ADIPOSO
A maioria das pessoas que entram em um programa de perda de peso onde só a restrição calórica é recomendada, acham que os números na balança diminuirão com extrema rapidez. Na verdade, grande parte do peso perdido não é de gordura armazenda, mas sim de músculo e água. Esta diminuição de massa magra (tudo o que sobra além de gordura, músculo, vasos, ossos, água,...) diminui o metabolismo de repouso, diminuindo também o gasto energético total do indivíduo a cada dia. Ou seja, depois de perder o tecido muscular, que é metabolicamente mais ativo que a gordura, mesmo que a pessoa coma menos do que antes, o indivíduo aumenta a predisposição ao acúmulo de gordura.
A quantidade e o número de refeições por dia também influenciam no desenvolvimento do tecido adiposo.
Ingerindo alimentos de maior qualidade nutricional e em pequenas e mais freqüentes quantidades, facilita o equilíbrio calórico negativo necessário para a perda de gordura armazenada.

A MUSCULAÇÃO E A MOBILIZAÇÃO DE GORDURA
Os exercícios anaeróbicos, como a musculação, não utilizam gordura como substrato energético durante o exercício. Na verdade a musculação tem um papel muito importante na perda de peso ponderal.
Apesar de os exercícios de força em musculação não utilizarem gordura no momento do exercício, há uma grande utilização de lipídeos entre uma série e outra de exercícios, o que aumenta a oxidação de gorduras.
Outro benefício da musculação é o gasto energético dos exercícios e a elevação da secreção do hormônio do crescimento.

O EXERCÍCIO AERÓBICO E A PERDA DE GORDURA
O exercício aeróbico utiliza lipídeos como fonte de produção de energia durante o exercício, mas também utiliza os carboidratos.
A intensidade do exercício determina qual substrato é utilizado em maior proporção como fonte energética.
Quanto menor a intensidade do exercício, maior a porcentagem da utilização de gorduras e quanto maior a intensidade do exercício, maior a porcentagem de utilização de carboidratos.
CONCLUSÃO
O processo de emagrecimento depende de vários fatores, como o gasto calórico influenciado pela alimentação, proporção de massa muscular e principalmente pela atividade física.
Os exercícios de força em musculação como aeróbicos, têm um papel importante no processo de perda de peso.
Os exercícios aeróbicos mobilizam a gordura como fonte energética durante o exercício.
Os exercícios anaeróbicos, como a musculação, mobilizam os carboidratos, mantêm o metabolismo de repouso por um tempo mais longo, aumenta a musculatura, e nos intervalos é mobilizada a gordura, entre uma série e outra.
Por isso, quando os dois tipos de exercícios são utilizados, em conjunto, um cobre as pequenas deficiências do outro, favorecendo o eficiente processo de perda de peso.

2 comentários:

  1. Muito bom, explicado de forma simples com um conteudo excelente
    Fernando Bittencourt

    ResponderExcluir
  2. Hey Giovana,
    Muito legal seu blog!
    Bem escrito, explica bem...
    Super 10!
    Continue com o bom trabalho!
    PARABÉNS!
    Abraços

    ResponderExcluir