Na correria do dia-a-dia, acabamos nos rendendo ao ritmo e desprezamos os cuidados que deveríamos tomar com nossa alimentação e saúde. Nossa alimentação deve ser equilibrada e variada para contribuir com uma vida saudável. Portanto, ela deve ser composta por alimentos que contenham todos os nutrientes necessários para cada indivíduo. Em situações especiais, recorrer a suplementos nutricionais pode ser uma alternativa.
terça-feira, 20 de maio de 2014
ANTIOXIDANTES E RADICAIS LIVRES
O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES NO USO DIÁRIO PELO ATLETA
EVITANDO OS RADICAIS LIVRES.
É do conhecimento de todos que o envelhecimento não é uma doença. É um processo fisiológico que leva à oxidação dos tecidos, levando a formação de radicais livres.
Cientificamente, o radical livre significa a perda de um elétron na molécula, isto é, perda de energia.
Quando o organismo está equilibrado, com níveis altos de defesa, temos nossos próprios sistemas antioxidantes, porém quando sofremos uma agressão orgânica por queda de resistência, ou pelo próprio envelhecimento, este sistema antioxidante não funciona e nosso organismo perde a capacidade própria de defesa.
Nosso sistema antioxidante é gerado por vitaminas, aminoácidos essenciais, minerais, e ácidos graxos essenciais, que são desmembrados dos alimentos que ingerimos.
Em caso de desequilíbrio do organismo, perdemos esta capacidade de absorver do alimento o que nos é vital, ou nosso organismo passa a consumir uma quantidade maior de antioxidantes do que aquela que estamos ingerindo.
Isto ocorre quando praticamos exercício físico. Quando o organismo está equilibrado, se o exercício não for extenuante, ele é um poderoso aliado à saúde física e mental. Porém, há maior utilização de oxigênio que gera o radical livre. Perante isso, conclui-se de onde vem a necessidade do antioxidante no exercício físico.
Convém lembrar que a atividade física é extremamente benéfica ao organismo, pois aumenta a capacidade de queima de gorduras e de glicogênio, aumentando o tamanho das mitocôndrias, fortalecendo a parede das cavidades cardíacas, pois é bom não esquecer que o coração também é um músculo, e como tal, se beneficia com o exercício.
As mudanças benéficas do exercício incluem diminuição da pressão arterial, aumento da massa magra que serve de suporte para as articulações, diminuição global da massa gordurosa corporal, tendo como conseqüência redução das taxas sanguíneas de colesterol e triglicerídeos, aumento do volume sanguíneo com melhora do sistema cardiovascular.
RADICAIS LIVRES PRODUZIDOS PELO EXERCÍCIO
EXERCÍCIO E PRODUÇÃO DE RADICAIS LIVRES:
A produção de radicais livres é diretamente proporcional ao consumo de oxigênio. Isto leva à fadiga e lesões musculares, além disso, aumenta a produção de catecolaminas, produção de ácido lático, oxidação da hemoglobina, aumenta a isquemia por reperfusão e conseqüente aumento da temperatura corpórea.
O organismo tem seu sistema antioxidante endógeno abalado pelo desequilíbrio causado pelo exercício. Sendo assim, torna-se imperativa a utilização de um bom suporte de antioxidantes na ingestão diária.
Quando o exercício é regular, sem exaustão, há uma tendência ao aumento do sistema auto-imune.
Porém com a continuação e exacerbação do ritmo dos exercícios este equilíbrio vem abaixo.
Os antioxidantes de efeito comprovado na atividade física são:
VITAMINA C
Estudos científicos evidenciam que os atletas necessitam de ingestões desta, muito acima do que propõe o RDA, e quando associada a pequenas doses de bicarbonato de sódio, forma ascorbato, que funciona no sistema de tamponamento do ácido lático. Além disso, participa do relaxamento endotelial, e exerce significativo papel na preservação da imunidade do atleta.
Os BIOFLAVONÓIDES, POLIFENÓIS E CAROTENÓIDES, pigmentos de vegetais com reconhecida atividade antioxidante no combate aos radicais livres, além de também exercer atividade anti-tumoral, melhora da imunidade, e quelação de metais tóxicos, melhorando o sistema orgânico do atleta.
VITAMINA E
Com efeitos comprovados nos atletas, em doses superiores a duas vezes a RDA, principalmente associada ao selênio, para prevenção de doenças e combate das doenças já instaladas.
COENZIMA Q10 (Ubiquinona)
Está presente na cadeia de transporte dos elétrons, sendo imprescindível para oxigenação da mitocôndria do músculo, importante nos quadros de isquemia.
Trace algumas metas e vá em busca dos resultados.
**LEMBRANDO QUE CADA PESSOA TEM UM METABOLISMO E OBJETIVOS DIFERENTES. Por isso consulte um nutricionista para saber exatamente o que ser organismo precisa antes, durante e depois dos exercícios!!!
Giovana Leiner Venci – NUTRICIONISTA PERSONAL DIET CRN8 2043
9907-2930 / gi_leiner@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário